Os atletas precisam realizar muitas horas de treinamento físico, muitos deles de força, para terem um ótimo desempenho na hora da prova. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que esses profissionais, atletas, tem a sua disposição o apoio de profissionais da saúde como, por exemplo, enfermeiros e fisioterapeutas.
Esses profissionais são muito importantes para o desempenho do atleta. Conheça agora a importância deles no esporte.
O que é enfermagem esportiva?
É uma área que visa ajudar na prevenção contra lesões e também na recuperação de atletas de várias categorias, tanto aquelas que fazem atividades mais moderadas, quanto aqueles competidores de alto nível.
Esse tipo de enfermagem identifica muitos problemas de saúde nos atletas. Além do mais, esses profissionais atuam para ajudar durante um imprevisto que pode colocar em risco a vida do atleta como, por exemplo, um mal súbito.
O que é fisioterapia desportiva?
A fisioterapia desportiva visa seguir um cronograma de exercícios voltados especialmente para atletas, associando exercícios e modalidades terapêuticas para recuperar os movimentos e a força dos atletas. Dessa forma, o atleta vai poder recuperar sua capacidade física para competir em sua modalidade de esporte.
Dependendo do tipo de fisioterapia a que o atleta é submetido, essa recuperação contribui ainda mais para que o atleta possa ter melhor desempenho após a lesão.
Qual a sua importância para os atletas?
Tanto a enfermagem como a fisioterapia desportiva são importantes para um atleta e para uma equipe esportiva, pois os dois profissionais podem contribuir muito para o desempenho profissional do competidor.
Juntos, eles são essenciais para recuperar aspectos importantes do atleta como, por exemplo, a força muscular, equilíbrio, resistência, agilidade, entre outros.
Além do mais, dependendo da lesão o atleta pode ficar com sequelas que comprometem o desempenho no esporte como a tendinite, lesões nos ligamentos e muito mais. Com o apoio do profissional de enfermagem e fisioterapia, esses problemas podem ser revertidos.
Independentemente do grau do problema, seja uma fratura, um rompimento nos tendões ou qualquer outra lesão, esses profissionais agem para que o atleta volte a competir com sua total potência, completamente recuperado.
Como funcionam na prática?
Caso o profissional seja uma mulher, ela deve usar um Scrub Feminino e outros equipamentos de proteção individual como máscaras, luvas e toucas.
No caso do profissional fisioterapeuta, ele vai avaliar o problema de cada atleta de forma individual para traçar o melhor programa de reabilitação. Assim, serão escolhidos os melhores equipamentos para serem realizados os treinamentos.
Já no caso da enfermagem desportiva, o profissional é o responsável por administrar os medicamentos que o atleta precisa, além de garantir que todos os materiais e instrumentos de saúde sejam devidamente limpos e esterilizados.
Os enfermeiros também atuam para orientar o atleta sobre como evitar uma lesão ou sequelas, realizam curativos, dão os primeiros socorros em casos de traumas e muito mais.
Outra questão importante que os enfermeiros têm a obrigação de orientar o atleta é no que diz respeito ao uso de certos medicamentos e suplementos para não serem pegos no exame de doping.